Como Regular Pressão Alta com Magnésio

Hipertensão
como-regular-pressao-alta-com-magnesio

O Magnésio é essencial para o funcionamento regular do organismo e você, provavelmente, tem déficit desse mineral.

A Organização Mundial de Saúde coloca o Brasil no topo da lista de países carentes de Magnésio.



Isso pode ser explicado por:

  • Dieta pobre em vegetais escuros folhosos, oleaginosas, cereais integrais, frutas e legumes.
  • Alto consumo de açúcar – cada molécula de açúcar exige 54 moléculas de magnésio para o processamento.
  • A rotina acelerada da sociedade contemporânea esgota as reservas de magnésio.
  • Técnicas agrícolas que subtraem magnésio do solo.

A carência de magnésio pode passar despercebido pela maioria das pessoas.

O consumo recomendado de Magnésio é de 400mg a 420mg diários para homens adultos e de 310mg a 320mg diários para as mulheres adultas e dificilmente você está ingerindo essa quantidade.

 O fato é que o quarto minério mais abundante em nosso organismo atua em diversas funções como a metabolização do cálcio, das gorduras, açúcares e proteínas, afetando, dessa forma, nossa saúde como um todo.

Sinais de que Você Precisa Consumir mais Magnésio

Se você sente algum dos sintomas listados abaixo,talvez a deficiência de Magnésio seja o problema:

  • Síndrome da Fadiga Crônica
  • Fadiga Adrenal
  • Fibromialgia
  • Doença Cardíaca
  • Fibrilação Atrial
  • Palpitações Cardíacas
  • Osteoporose
  • Diabetes
  • Pedras nos Rins
  • Ansiedade
  • Depressão Nervosa

Alémde todos esses problemas, também pode ser colocado na conta do magnésio ahipertensão, que é um dos maiores problemas de saúde pública mundial afetandocerca de 30% da população.

Magnésio na Alimentação

Para ingerir mais magnésio, é necessário mudança na dieta com oconsumo de vegetais escuros folhosos, oleaginosas, cereais integrais, frutas elegumes, além de preferir alimentos orgânicos. Também é sempre bom evitar osalimentos ultraprocessados como Macarrões Instantâneos, Nuggets, Presunto,Salsicha e etc.

Mas devido à constante depredação do solo, infelizmente é provável que você não seja capaz de repor o minério em seu organismo. Dessa forma, a suplementação pode ser uma solução. Para adquirir o suplemento correto, é preciso que conheça cada tipo de Magnésio e sua utilidade.

Devido uma variedade de tipos de magnésio existentes. Vamos entender melhor qual o magnésio é mais recomendado para os problemas citados anteriormente inclusive o magnésio para pressão alta.

Para que Serve o Cloreto de Magnésio

É a forma mais popular de suplementação existente no mercado. Pode ser útil em transtornos de ansiedade, perda de sono, digestão, saúde dos ossos e saúde cardiovascular. Um ponto negativo dessa suplementação é que pode dar diarreia quando ingerido em grandes quantidades.

Como Tomar Cloreto de Magnésio P.A

Dissolver numa jarra de vidro 100 gramas de cloreto de magnésio em 3 litros de água filtrada (33 gramas por litro). Depois de bem misturado, colocar em vidros (não usar recipientes de plástico).

A dose é de um copinho de café, de manhã e a noite ou conforme a idade e necessidade.

Se em jejum for laxante, deixe para tomar depois do café. 

Na forma quelado é indicado 200mg ao dia.

Tomar um copinho plástico de cafezinho da solução cedo e a noite.

Ponha uma dose num copo comum e faça uma marca com adesivo. Daí para cima, ponha água à vontade, para fazer menos amargo. Se em jejum for laxante, deixe para tomar depois do café.

Dica: Muitas pessoas deixaram de tomar cloreto de magnésio por causa de seu gosto, que pra falar a verdade é realmente ruim. Se este também é seu caso, esprema algumas gotas de limão antes de tomar, você verá que o gosto do magnésio some e fica apenas o gostinho do limão.

Para que Serve o Sulfato de Magnésio

Usado por Atletas na hora do banho para tratar dores musculares. Ao ser ingerido pode ter como objetivo repor os níveis de Magnésio no organismo, controle de arritmia cardíaca e controle de convulsões.

Para que Serve o Citrato de Magnésio

Outro suplemento popular no mercado e de fácil absorção pelo organismo. É usado principalmente para auxiliar naturalmente a digestão, sobretudo a Prisão de ventre. O uso, entretanto, pode gerar desidratação, uma vez que puxa água para o intestino.

Para que Serve o Óxido de Magnésio

Auxilia na digestão e no controle da pressão arterial. É encontrado no leite de Magnésio, mas tem uma baixa taxa de absorção pelo organismo.

Orotato de Magnésio – Suplemento famoso entre os atletas,isso porque tem a capacidade de ajudar na recuperação dos tecidos assim comomelhorar a performance em geral. Também auxilia na saúde do coração.

Taurato de Magnésio – Traz benefícios naturais ao sistemacardiovascular. Também tem efeito calmante sobre o corpo e a mente ajudando nocontrole da ansiedade e de outros transtornos.

L-Treonato de Magnésio – Esse suplemento tem a capacidade deatuar sobre a memória de curto prazo e as funções cognitivas em geral.

 

O Magnésio no Combate à Hipertensão

Hipertensão é uma doença silenciosa conhecidapopularmente como “Pressão Alta”. O sangue é bombeado pelo coração e flui pelasartérias levando aos tecidos os nutrientes necessários para o funcionamento doorganismo. Quando o coração faz mais força do que o necessário, temos ahipertensão.

A hipertensão pode ser fruto da genética, daobesidade, da dieta, – principalmente o uso excessivo de sal – do tababismo, doalcoolismo e da carência de minérios no organismo, sendo o magnésio um dosdeterminantes.

Seguem alguns sintomas da hipertensão:

  • Tontura
  • Dor de Cabeça
  • VisãoTurva
  • Dores no Peito
  • Zumbido no Ouvido

Caso a hipertensão não seja combatida, a força excessiva dobombeamento do sangue pode ocasionar um Acidente Vascular Cerebral (Derrame),Insuficiência Cardíaca (Coração Grande), Uremia (Insuficiência Renal), entreoutros problemas.

Atuaçãodo Magnésio Contra a Hipertensão

O magnésio atua em mais de uma frente contra a hipertensão.

As melhores formas de Magnésio para combater a hipertensão são o Cloreto de Magnésio, Sulfato de Magnésio, Óxido de Magnésio e Taurato de Magnésio. A suplementação com o suplemento MSM também pode ajudar em conjunto com o Magnésio.

Seguem as formas como o Magnésio regula a pressão arterial:

  • Traz benefíciosao coração por causa dos seus efeitos antiarrítmicos – faz com que o coraçãotenha uma cadência certa de batimentos.
  • Atua no tônusvascular, altera a elasticidade da musculatura lisa das artérias tornando-asmais flexíveis.
  • Regula o ácidoúrico e indiretamente regula a hipertensão.
  • Ajuda a regular disfunções na tireoide, que pode ser um dosdeterminantes da hipertensão.
  • Opera contra a concentração de cálcio que dificulta acontrabilidade da musculatura – é por esse mesmo motivo que o magnésio tambémage contra a formação de pedras nos rins.
  • Em conjunto com a vitamina K2, o Magnésio dissolve o cálcio presente nas paredesdas artérias. Isso auxilia na flexibilidade das artérias e ainda fortalece osossos e dentes.
  • Diminui a resistência insulínica, que é uma das possíveiscausas de hipertensão. Em conjunto com o suplemento MSM o Magnésio ajuda opâncreas a produzir insulina.
  • Aumenta a concentração do HDL-Colesterol (Colesterol Bom) ediminui a concentração de LDL-Colesterol (Colesterol Mau).
  • Atua na transformação dos Açúcares, Proteínas e Gorduras emenergia – ATP – dando mais energia à pessoa e aumentando a sua disposição parauma vida mais ativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *