Óxido Nítrico: Cientistas Descobrem Molécula Anti-hipertensivo

Hipertensão
Benefícios do Óxido Nítrico para o Organismo e a Hipertensão

Neste artigo você descobrirá como o óxido nítrico pode acabar com a hipertensão. Mas o que é o Óxido Nítrico, e onde encontrá-lo?

O Óxido Nítrico isolado e na natureza é um gás sem cor composto por uma molécula de Oxigênio e uma molécula de Nitrogênio.



É também o produto de quase todas os processos biológicos do corpo humano.

Para se ter uma ideia da importância desse composto, em 1992 o Óxido Nítrico foi eleito a molécula do ano. Isso como uma forma de demonstrar e popularizar a importância do composto para os seres humanos e a natureza em geral.

em 1998 o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia foi dado pelo descobrimento da importância do Óxido Nítrico no sistema Cardiovascular.

O composto é chamado de Mensageiro Biológico Chave justamente por causa do seu papel numa grande variedade de processos biológicos.

Benefícios do Óxido Nítrico

Os suplementos de Óxido Nítrico são um dos mais comuns hoje em dia, isso por causa da variedade de benefícios que trazem ao corpo.

Esses suplementos não são o Óxido Nítrico propriamente dito, mas outras substâncias que estimulam o corpo a produzir esse composto.

Óxido Nítrico no Combate à Disfunção Erétil

A disfunção erétil é caracterizada pela incapacidade de um homem ter ou manter a ereção por tempo suficiente para realizar o ato sexual.

Os suplementos que combatem a disfunção tem em sua fórmula a L-Citrulina, uma substância que aumenta a produção de Óxido Nítrico.

Essa, por sua vez, relaxa a musculatura do órgão sexual masculino, abrindo os corpos cavernosos para que o sangue os preencha e haja a ereção.

Além da L-Citrulina, outros dois compostos semostraram eficazes no tratamento de disfunção erétil e estímulo à produção deÓxido Nítrico: L-Arginina e o Pycnogenol, que é o extrato de uma planta dopinheiro.

O Uso do Óxido Nítrico Alivia as Dores Musculares

Já os suplementos ricos em Malato de Citrulina, além de proporcionarem o aumento de Óxido Nítrico aliviam as dores musculares.

Issose dá pela capacidade do Malato de Citrulina delimpar os músculos dos resíduos gerados pela fadiga muscular, Lactato e Amônia,além de facilitar a entrega de nutrientes aos tecidos.

Atletas usam Óxido Nítrico para Melhorar a Performance nos Exercícios

O Óxido Nítrico é popular entre atletas, isso porque tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, facilitando a entrega de nutrientes aos músculos e assim melhorando a performance nos exercícios.

Ossuplementos mais usados nesse sentido sãoo Nitrato e a L-Citrulina.

O Óxido Nítrico Ajuda a Controlar o Diabetes Tipo 2

A capacidade de produzir Óxido Nítrico em pessoas portadores de diabetes tipo 2 fica prejudicada.

Isso dificulta as circulação do sangue, uma vez que o sistema cardiovascular é afetado. Pode-se desenvolver Hipertensão, problemas no coração e nos rins.

Componentes que aumentam os níveis de Óxido Nítrico no organismo podem combater esses efeitos, relaxando os vasos sanguíneos e aliviando os sintamos dos portadores de diabetes tipo 2.

Nessecaso, os estudos foram conduzidos usando-se a L-Arginina.

Óxido Nítrico no Combate à Hipertensão

A Hipertensão é caracterizada quando a pressão exercida pelo sangue nas paredes dos vasos é muito grande.

Com otempo, a Hipertensão podeocasionar Acidente Vascular Cerebral (Derrame), Insuficiência Cardíaca (Coração Grande), Uremia(Insuficiência Renal), entre outros problemas.

Uma das causas da Hipertensão é a incapacidade de alguns organismos de usar o Óxido Nítrico. Dessa forma os cientistas se atentaram para alguns compostos que favorecem a produção de Óxido Nítrico. Descobriram que a pressão sanguínea pode ser reduzida pela ingestão dessas substâncias:

Nitrato – Quando oNitrato é consumido,ele é transformado em Óxido Nítrico, que tem a capacidade relaxar as paredes asartérias e diminuir a pressão.

ONitrato pode ser encontrado na Beterraba e em vegetais folhosos e escuros comoo Espinafre e a Rúcula.

Flavonoides – Assim comoo Nitrato, em testes os Flavonoides mostraram capacidade de baixar a pressão arterial dos pacientes.

Isso é devido aos efeitos antioxidantes dessescompostos e ao estímulo à produção de Óxido Nítrico, além de contribuir para oatraso da sua decomposição no organismo.

Elespodem ser encontrados em quase todas as frutas e vegetais.

L-Arginina – Outrocomposto que aumenta os níveis deÓxido Nítrico no organismo.

Emestudos realizados comprovou-se que a L-Arginina consegue diminuir a pressão em animais, entretanto os estudos em humanostiveram resultados não conclusivos.

É recomendado, para quem sofre deHipertensão que prefira o Nitrato acima de todos e, em segundo lugar, osFlavonoides.

Alimentos Ricos em Óxido Nítrico

Além dos suplementos, é possível mudar adieta para estimular o corpo à produção de Óxido Nítrico.

10 Melhores Alimentos para Aumentaros Níveisde Óxido Nítrico

Beterraba – Rica emNitratos.

Alho – Ajuda atransformar L-Arginina em ÓxidoNítrico.

Carnes e Frutos do Mar – Contêm uma enzima que ajuda a manter o ÓxidoNítrico no corpo por mais tempo.

Chocolate Amargo – Rico emFlavonoides.

Vegetais Folhosos – Fonte deNitratos. As melhores opções são oEspinafre, a Rúcula e o Repolho.

Frutas Cítricas – As frutas cítricas como o Limão, aLaranja e as Limas são fontes ricas de Vitamina C, que são conseguem fazer ocorpo absorvar melhor o Óxido Nítrico.

Romã– Uma fruta excepcional com diversos benefícios ao corpo e no combate àHipertensão. É rica em antioxidantes que conseguem proteger as células epreservar o Óxido Nítrico.

Nozes e Sementes – Ricas emArginina.

Melão– Uma das fontes mais ricas em Citrulina, que estimula o corpo a produzir ÓxidoNítrico.

Vinha Tinto – Assim comoa Romã contêm antioxidantes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *