Vitamina C Pode Reduzir a Pressão Arterial

Hipertensão
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Tomar grandes doses de vitamina C pode diminuir moderadamente a pressão arterial, de acordo com uma análise de anos de pesquisa feita por cientistas da Johns Hopkins. Mas os pesquisadores não chegaram a propor que as pessoas comecem a tomar suplementos.

“Nossa pesquisa apresenta uma leve redução da pressão arterial com a suplementação de vitamina C, mas antes podemos recomendar suplementos como um tratamento para pressão alta, nós realmente precisamos fazer mais pesquisas para entender as consequências de se tomar vitamina C”, diz Edgar “Pete” R. Miller III, MD, Ph.D., professor associado na divisão de medicina interna geral da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins e líder do estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.



Aproximadamente 30% dos adultos nos Estados Unidos têm pressão alta, um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas e derrame. O tratamento para hipertensão inclui medicação, exercícios, perda de peso e mudanças na alimentação, como redução do consumo de sódio.

Alguns especialistas acreditam que grandes quantidades de vitamina C, um micronutriente essencial encontrado principalmente em frutas e vegetais, poderiam reduzir a pressão também, mas estudos de intervenção dietética controlados e randomizados – o padrão ouro da pesquisa nutricional – produziram resultados variados.

Dosagem de Vitamina C

Miller e seus colegas examinaram e analisaram dados de 29 ensaios clínicos randomizados, controlados, publicados anteriormente, que relataram valores de pressão arterial sistólica e / ou diastólica e também compararam o consumo de vitamina C a um placebo. O que eles descobriram é que tomar uma média de 500 miligramas de vitamina C por dia – cerca de cinco vezes a necessidade diária recomendada – reduziu a pressão arterial em 3,84 milímetros de mercúrio a curto prazo. Entre os diagnosticados com hipertensão, a queda foi de quase 5 milímetros de mercúrio.

Em comparação, Miller diz que pacientes que tomam medicamentos para pressão sanguínea, como inibidores da ECA ou diuréticos (chamados “pílulas de água”), podem esperar uma redução na pressão arterial de cerca de 10 milímetros de mercúrio.

Cuidado com a Frutose

Quinhentos miligramas de vitamina C é a quantidade em cerca de seis xícaras de suco de laranja. A ingestão diária recomendada de vitamina C para adultos é de 90 miligramas.

Isto quer dizer que se você tomar dois copos cheios de suco, sua pressão vai baixar? Bom, lembre-se que a perda de peso é um fator importante e que o suco de laranja contém frutose, que aumenta seu peso e em excesso faz mal. Então ao invés de pensar na laranja pense nos benefícios do limão que também é rico em vitamina C que contém muito menos frutose. Mas se quiser saber quais alimentos contém maior quantidade de vitamina c, continue lendo…

“Embora nossa revisão tenha encontrado apenas um impacto moderado na pressão arterial, se toda a população dos EUA reduzisse a pressão arterial em 3 mililitros de mercúrio, haveria muito menos derrames”, diz Miller. Miller adverte, no entanto, que nenhum dos estudos revisados ​​pela sua equipe mostra que a vitamina C previne ou reduz diretamente as taxas de doenças cardiovasculares, incluindo o derrame.

Os cientistas se concentraram no papel potencial da vitamina C na redução da pressão arterial devido aos efeitos biológicos e fisiológicos do nutriente.

Por exemplo, a vitamina C pode atuar como um diurético, fazendo com que os rins removam mais sódio e água do corpo, o que ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial.

Qual a quantidade diária ideal de Vitamina C?

Até o momento, foi dito que a quantidade diária ideal de vitamina C seria de 75mg para mulheres e 90mg para homens. Porém, recentemente o Instituto Linus Pauling, nos Estados Unidos, concluiu que esse valor não é apropriado. Num artigo publicado pela revista Critical Reviews in Food Science and Nutrition, a dose ideal revisada é de 200 miligramas, tanto para homens como para mulheres.

Lembrando que os suplementos de vitamina C disponíveis no mercado normalmente contêm 1000mg(1g), ou seja, 5 vezes mais que a dose diária recomendada. O que não é o ideal, pois o excesso de vitamina C no organismo em alguns casos pode ocasionar problemas como pedras nos rins. O melhor é sempre obter a vitamina C através dos alimentos.

Os 50 Alimentos com mais Vitamina C

AlimentoPorçãoVitamina C
1. Camu-camu12 unidades,100 g2.606 mg
2. Acerola10 unidades, 100 g1.046 mg
3. Polpa congelada de acerola1 pacote, 100 g623 mg
4. Graviola1/2 unidade, 1,5 kg286 mg
5. Suco concentrado de caju1 copo, 200 ml277 mg
6. Pimentão vermelho1 unidade, 140 g221 mg
7. Caju1 unidade, 100 g219 mg
8. Pimentão amarelo1 unidade, 140 g201 mg
9. Suco concentrado de laranja-pera1 copo, 200 ml146 mg
10. Pimentão verde1 unidade, 140 g140 mg
11. Mexerica1 unidade, 125 g140 mg
12. Goiaba branca1 unidade, 130 g128 mg
13. Polpa congelada de caju1 pacote, 100 g119 mg
14. Goiaba vermelha1 unidade, 130 g104 mg
15. Laranja-pera1 unidade, 160 g85 mg
16. Suco concentrado de tangerina poncã1 copo, 200 ml83 mg
17. Suco concentrado de laranja-lima1 copo, 200 ml82 mg
18. Mamão papaia em cubos1 xícara de chá, 100 g82 mg
19. Néctar de abacaxi1 copo, 200 ml82 mg
20. Carambola1 unidade, 130 g79 mg
21. Mamão formosa em cubos1 xícara de chá, 100 g78 mg
22. Néctar de caju1 copo, 200 ml77 mg
23. Tangerina poncã1 unidade, 138 g67 mg
24. Couve-manteiga refogada1 prato fundo, 88 g67 mg
25. Manga palmer1/2 unidade, 100 g65 mg
26. Suco de laranja industrializado1 copo, 200 ml64 mg
27. Morango4 unidades, 100 g63 mg
28. Extrato de tomate1 lata, 350 g63 mg
29. Agrião cru2 e 1/2 xícaras chá, 100 g60 mg
30. Salsinha crua1 xícara de chá, 100 g51 mg
31. Néctar de laranja1 copo, 200 ml50 mg
32. Néctar de pêssego1 copo, 200 ml50 mg
33. Laranja-lima1 unidade, 100 g43 mg
34. Suco concentrado de uva1 copo, 200 ml42 mg
35. Brócolis cozidos1 xícara de chá, 100 g42 mg
36. Repolho roxo refogado1/2 xícara de chá, 100 g40 mg
37. Limão-taiti1 unidade, 100 g38 mg
38. Salada de legumes no vapor1 xícara de chá, 130 g38 mg
39. Néctar de goiaba1 copo, 200 ml35 mg
40. Couve-flor cozida1 xícara de chá, 135 g32 mg
41. Néctar de maracujá1 copo, 200 ml32 mg
42. Cebolinha crua1 xícara de chá, 100 g31 mg
43. Kiwi1 unidade, 40 g28 mg
44. Abacaxi1 fatia, 80 g27 mg
45. Suco concentrado de maracujá1 copo, 200 ml27 mg
46. Jamelão20 unidades, 100 g27 mg
47. Seriguela5 unidades, 100 g27 mg
48. Cajá-manga1 unidade, 100 g26 mg
49. Tremoço cru1 xícara de chá, 100 g25 mg
50. Polpa congelada de manga1 pacote, 100 g24 mg

Agora basta escolher a fruta que mas te agrada e bora acabar com a hipertensão.

fonte: belezaesaude.com/vitamina-c-ranking/

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